sexta-feira, 22 de novembro de 2013

O Autoconhecimento e o Poder de Cura através da Massagem III - Respiração

Quantos de nós apenas respiramos e quantos conseguem absorver tudo o que o ar, a atmosfera, o prana pode fornecer? 
Quantas vezes você observou a sua respiração? Quantas vezes sentiu o ar entrando e saindo pelo seu nariz? Já tentou sentir? 



E por que isso é importante? 




A respiração é a sua maior fonte de conexão com o seu interior e o mundo externo, é a sua conexão com o planeta, sem o ar não existiríamos! 
Podemos tentar deixar apenas o pulmão respirando mas perderíamos a parte mais importante desta experiência, que é a sensação profunda de calma que adquirimos em cada inspiração e expiração completa, profunda.

Respire! 

Feche os olhos e respire, desta vez se dando o tempo da melhor respiração que já experimentou!

.
.
.


Dê a seu corpo mais vezes esta experiência!



"A respiração é feita em dois compartimentos do corpo: a caixa torácica e a cavidade abdominal. Ao utilizar apenas a parte peitoral, há menos ventilação do pulmão, com gasto energético maior", diz Lara Maris Nápolis, coordenadora do departamento de fisioterapia respiratória da SPPT (Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia).
Segundo Nápolis, pessoas com problemas respiratórios usam essa respiração mais superficial como um mecanismo de compensação à rigidez das musculaturas peitoral e costal e ao diafragma encurtado, que diminuem a mobilidade das costelas e a capacidade de ventilação do pulmão. Mas mesmo as pessoas saudáveis, nos dias de hoje, adotam um padrão respiratório deficiente.
Entre as causas disso, Nápolis aponta o fato de as pessoas ficarem por muito tempo sentadas em posições que comprimem o abdômen e o uso de roupas apertadas, que limitam o movimentação do diafragma.
Para José Roberto Leite, coordenador da unidade de medicina comportamental da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a respiração correta é como aquela feita por um bebê dormindo, quando percebemos claramente a barriga e o peito subindo e descendo de forma ritmada. Portanto, nascemos sabendo respirar.

"Durante o crescimento, começamos a perceber situações externas como ameaças, às quais o corpo se prepara para "lutar ou fugir", as respostas ao estresse. Uma delas é acelerar a respiração. Como estamos sendo submetidos constantemente às situações estressantes, o padrão respiratório errado acaba se tornando o habitual. Por isso é preciso reaprender a respirar", diz Leite.
Leia mais sobre o texto acima emhttp://www.arunayoga.com.br/?imprensa/mostrar/94

E como a massagem pode ajudar neste processo tão básico e fundamental na vida cotidiana?

A Yoga Massagem ou Massagem Ayurvédica ( Método Kussum ) propicia através das suas manobras além do relaxamento e limpeza do organismo, uma abertura das escápulas e do diafragma e maior flexibilidade do corpo auxiliando no processo respiratório.


Além disso apenas o processo de concentração que a massagem induz trará você a consciência da respiração.


Queridos leitores, no nosso próximo encontro falaremos sobre prana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário